DR. CESÁRIO - OLHOS , OUVIDOS , NARIZ E GARGANTA  - Desde 1963

TELEFONE : 22 30257537 - WhatsApp : 22 999151612

ALERGIA

RINITES

Rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz , comprometendo também olhos e o restante das vias aéreas . A RINITE pode ser alérgica ou não alérgica. Em ambos os casos, os sintomas são parecidos.

RINITE ALÉRGICA

No Brasil, cerca de 30% dos adolescentes e 26% das crianças apresentam sintomas de rinite alérgica, segundo dados do The International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC). O estudo ainda revelou que o país é um dos que tem o maior número de pessoas com rinite ou asma no mundo.

De acordo com a pesquisa, um dos fatores que pode influenciar a rinite alérgicca é a genética. O filho de um casal alérgico tem de 50% a 70% de chance de também sofrer com alergias . A hereditariedade é associada a causas ambientais e resulta na manifestação da doença, que não costuma ocorrer antes dos 12 meses de vida.

O que é rinite alérgica?

A rinite alérgica é um processo de reação do corpo a algumas partículas estranhas que são inaladas, conhecidas como alérgenos. Quando esses elementos passam pelo nariz (que funciona como um filtro), são imediatamente detectados pelo sistema imunológico, que reage em uma tentativa de proteger o organismo.

A rinite alérgica pode ocorrer durante o ano todo, mas é mais frequente em épocas como outono e inverno.

Manifestação clínica sugestiva de  Rinite Alérgica :

• coriza hialina;
  • espirros (paroxísticos);
  • obstrução nasal;
  • prurido nasal com ou sem prurido conjuntival;
  • hiposmia.

• fumaça de cigarro;
  • material particulado;
  • dióxido de nitrogênio;
  • derivados da combustão do gás ou madeira.

Extradomiciliar:

• ozônio;
  • óxido de nitrogênio ou dióxido sulfúrico.

Agentes irritantes

• Perfumes;
  • ar-condicionado;
  • produtos de limpeza.

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

Confira, agora, algumas dicas para lidar com aqueles momentos em que nada parece resolver as crises!

1. Higienize o seu nariz

Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. Isso pode ser feito com uma seringa de 10 ml ou mais, ou com o uso de produtos específicos (mais indicado). Para tal, você precisa injetar uma solução de soro fisiológico em uma das narinas, com a cabeça levemente inclinada para a frente e para o lado.

2. Faça uma leve inalação

Outra dica interessante é fazer uma leve inalação , também com soro fisiológico. Se você tem um inalador em casa, 20 minutos por dia já vão colaborar bastante com a hidratação das suas mucosas e o alívio dos sintomas da rinite alérgica.

3. Tome bastante água

A hidratação é algo que acontece de fora para dentro, mas que também faz o caminho inverso! Então, não deixe de tomar bastante água para evitar o ressecamento das suas mucosas e, assim, fazer com que os sintomas sejam mais sutis.

4. Use as medicações prescritas pelo médico

Por fim, caso você já faça acompanhamento com um profissional, use os remédios que ele prescreveu para os momentos de crise. Caso ainda não tenha um médico, é hora de agendar a consulta com um.

Como a rinite é tratada?

Agora que você já sabe como aliviar os momentos de crise, é importante entender mais sobre os tratamentos para o problema. Vamos lá?

Higienização frequente

Um dos primeiros passos para o tratamento da rinite é o mesmo que ajuda na prevenção e no alívio das crises: a higienização. Com o apoio de uma seringa ou um produto específico, limpe o seu nariz com soro fisiológico pelo menos uma vez ao dia.

Cuidado com os alergênicos

O segundo passo é evitar os agentes que causam alergia em você. Se o seu problema é a poeira, uma limpeza mais frequente da casa com o uso de aspirador de pó, por exemplo, ajuda a manter as crises longe.

Uso de medicamentos

Ainda que não seja curada, a rinite pode ser aliviada com o uso de remédios. Atenção: utilize exatamente conforme foi solicitado pelo médico. Caso não esteja surtindo muito resultado, converse com o profissional para que ele possa ajustar a dose ou trocar a medicação.

Realização da imunoterapia

Em alguns casos, a aplicação da imunoterapia pode ser muito útil para tratar o problema e diminuir as crises de maneira considerável. Ela é uma vacina , ou seja, tem o objetivo de aumentar a imunidade do paciente contra os agentes que causam alergia nele. Isso é feito pouco a pouco e traz resultados bem interessantes.

Viva sem os incômodos da rinite alérgica com o nosso tratamento de ponta

Alívio para as suas alergias está a apenas um clique de distância